Cupins
O terror das metrópoles
Os cupins possuem formas jovens e adultos. Os adultos se separam em dois grupos: os sexuados alados machos e fêmeas que tem a função de propagar a espécie fora do cupinzeiro e o rei e a rainha da colônia que se reproduzem no interior dela.
Os cupins são conhecidos pelo ser humano pela capacidade de consumir madeira, podem destruir móveis, portas, estruturas de madeira das casas, etc. Constroem galerias e câmaras e acabam destruindo o material do local onde vivem, assim, são considerados como pragas urbanas.
Os cupins subterrâneos são os que causam os maiores danos à agricultura, podem destruir sementeiras, cana, cereais e tubérculos. Também podem prejudicar as raízes do café, socas de cana e abacaxi e eucaliptos.
Kalotermitidae
Nessa família estão os cupins que atacam a madeira, formam pequenas colônias abrigadas em câmaras ou galerias.
Rhinotermididae
São os cupins que formam ninhos subterrâneos. As colônias ficam parcial ou totalmente situada no solo mas podem ter espécies com colônias com atividades na madeira, atacada acima do solo. É o grupo que mais causa os maiores danos, mundialmente.
Termitidae
Nessa família, os cupins constroem ninhos em formato de montículos. Além disso, existem espécies que constroem ninhos arborícolas e outros ninhos subterrâneos.
Descupinização em condomínios
Você realizou o seu sonho de comprar um apartamento próprio. Porém, esse sonho pode virar pesadelo! Se houver colônias de cupins nas áreas comuns, eles podem chegar na sua unidade. A lei estadual 7806/17 foi criada para evitar problemas com os cupins, com a realização da descupinização obrigatória.
É importante que você saiba os seus direitos, pois a responsabilidade de uma infestação em áreas comuns é do condomínio. Os condomínios novos e os que passarem por obras e reformas devem cobrar da construtora a emissão de laudo de descupinização (cinturão químico), comprovando que não há nenhuma irregularidade com essas pragas urbanas.
Condomínios podem ser infestados através de migração de outros lugares que estavam com cupins e realizaram a despinização do local, assim fazendo com que os cupins fugissem para outros lugares, por isso sempre recomandamos a prevenção ou, em caso, de tratamento realizar a descpunização junto com o vizinho.
Condomínios com bastante árvores e áreas verdes tem grandes chances de ter uma contaminação de cupins de solo, porém só iram notar a presença deles quando uma ou mais árvores morrerem podendo causar acidentes e estragos nas estruturas dos prédios ou do condomínio.
Por isso sempre é recomendado fazer a prevenção condominial para evitar gastos maiores com o tratamento para descupinizar o local, e dores de cabeça com prejuizos que podem ocorrer caso caia uma árvore.
Controle
Os os cupins são encontrados em árvores, solos, madeiras secas, moveis, batentes de portas, armários e guarda-roupas.
O controle dos cupins é realizado de varias formas, como barreira química, iscagem, injeção, pulverização e polvilhamento. Métodos utilizados para tratamentos em locais que ja há existência cupins e para prevenção, em locais que ainda não há indícios de cupins. Porém todos esses métodos tem que ser realizados por profissionais especializados em descupinização.
LOCAIS COM MAIOR PROPORÇÃO DE PROLIFERAÇÃO DE CUPINS
Por estar localizados em locais com muitas árvores, Moema, Ibirapiera, Morumbi, Panamby, entre outros estão como um dos maiores índices de cupins da zona sul de São Paulo.
Por conta da alto demanda de clientes e reclamações de sindicos com problemas NÃO VISÍVEIS como queda de árvore sem motivo, plantio que não se desenvolve, umidade exagerada, pózinho no chão proximo da porta, tudo isso são sinais de que o seu condomínio ou casa esta necessitando de uma vistoria técnica especializada em cupins.
Ja pensou, comprar um apartamento e ter problemas com cupins porque o síndico não quis realizar uma prevenção ou fez um tratamento inadequado? Comprar uma casa e descobrir que venho com uma surpresa dessas? ou até mesmo o seu vizinho fazer a descupinização na residência e não te avisar?
Por isso previna-se, faça uma vistoria com uma empresa especializada, peça uma prevenção contra cupins para evitar maiores dores de cabeça.