top of page

Ratos

Esses estão longe de ser o Stuart Little

A característica principal dos roedores é a presença dos dentes incisivos com crescimento contínuo, daí a necessidade de roer para gastar a dentição. Dessa forma, estragam muito mais alimentos do que realmente necessitam. São animais de hábitos noturnos por ser mais seguro saírem de seus abrigos à noite, à procura de alimento. Possuem várias habilidades físicas, como nadar, subir em locais altos se houver base de apoio, saltar, equilibrar-se em fios e mergulhar, entre outras.

 

Encontram principalmente no lixo doméstico o seu alimento. Escolhem aqueles alimentos que estão em condições de serem ingeridos, pois, por meio do seu olfato e paladar apurados separam os alimentos de sua preferência e ainda não estragados. São considerados onívoros, isto é, alimentam-se de tudo o que serve de alimento ao homem.


Nas áreas urbanas encontramos três espécies de ratos: Rattus norvegicus, Rattus rattus e Mus musculus

proliferacao-sanitas-desratizacao.jpg
RATO-ESGOTO.png

Rattus norvegicus

A espécie de roedor mais favorecida pelo ambiente urbano degradado por ocupações clandestinas, adensamento de locais carentes de infra-estrutura básica de habitação e saneamento, sendo responsável por surtos de leptospirose, mordeduras e agravos causados por alimentos contaminados por suas fezes e urina.

Uma mordida de rato pode causar infecções sérias, sendo necessário tomar vacina ou soro antirrábico.

Rattus rattus

Conhecido como rato de telhado, rato de forro, rato de paiol ou rato preto, caracteriza-se por possuir grandes orelhas e cauda longa. Como o próprio nome já diz, costuma habitar locais altos como sótãos, forros e armazéns, descendo ao solo em busca do alimento e raramente escava tocas. Está presente e em dispersão na cidade de São Paulo.

Possui grandes habilidades, como caminhar sobre fios elétricos e subir em galhos de árvores, além de escalar superfícies verticais, adaptando-se perfeitamente à arquitetura urbana formada por grandes edifícios e casarões assobradados muitas vezes transformados em cortiços, locais onde encontra grande facilidade para se abrigar e obter alimentos, propiciando a expansão e dispersão da espécie.

black-rat-rattus-front-white-260nw-15282
Depositphotos_62765273_xl-2015.jpg

Mus musculus

Popularmente chamado de camundongo, é o de menor tamanho entre as três espécies urbanas. De hábito preferencialmente intradomiciliar, costuma fazer seus ninhos dentro de armários, fogões e despensas.

Tem comportamento curioso, sendo de presa fácil nas ratoeiras. É facilmente transportado em caixas de alimentos e outros materiais, possibilitando sua fácil dispersão na área urbana.

37HpEtS4Y0UYnjsZ7HEq71QFmOcIAAgVh7AzRo63

A Desratização

Os ratos urbanos têm papel importante na transmissão de várias doenças como a leptospirose, a peste bubônica, o tifo murino e salmoneloses, entre outras. São freqüentes ainda os acidentes causados pela mordedura desses animais.

No Brasil, até o momento, as Hantaviroses estão associadas aos roedores silvestres.

Para o controle dessas contaminações realizamos a Desratização que é a eliminação de ratos em um determinado local. Existem diferentes métodos que podem ser usados para exterminar os roedores.

 

Desratização com controle mecânico ou físico.

Esse modelo de desratização é amplamente utilizada. São espalhadas diversos tipos de armadilhas como porta-iscas e nessas armadilhas são colocadas iscas de acordo com tipo de roedor encontrado.

A isca simula o alimento do roedor, atraindo-o até o veneno. Os locais tem que ser próximos de onde os roedores estão buscando alimento, perto das tocas, pelos caminhos onde os indivíduos estão caminhando e outros pontos

POLVILHAMENTO

Feita através do uso de pó seco inodoro, o polvilhamento também é efetivo contra indivíduos e colônias através da sua ação residual e transporte pelos próprios animais.

Diferente das iscas, que atraem os roedores, o polvilhamento precisa entrar em contato direto com o animal para que o método de desratização seja eficiente.

O pó utilizado no polvilhamento é carregado para dentro da colônia, onde tem inicio o seu efeito de desratização. Por isso, ele deve ser colocado por onde os ratos andam, como dutos ou até mesmo diretamente na toca.

DESRATIZAÇÃO-O-QUE-É-E-COMO-É-FEITA-A-DE
bottom of page